16 de fev. de 2008

TROPA DE ELITE GANHA O URSO DE OURO

O filme brasileiro 'Tropa de elite' venceu o prêmio principal do Festival de Cinema de Berlim, ontem, levando o Urso de Ouro de melhor filme.

É o primeiro prêmio de grande relevância que 'Tropa de elite' recebe em sua carreira cinematográfica. O filme, que perdeu a indicação brasileira ao Oscar para 'O ano em que meus pais saíram de férias', não despontou como favorito no dia de sua exibição, que teve problemas na tradução das expressões que marcaram o filme.

A platéia do festival não demonstrou empolgação e houve poucos textos favoráveis na imprensa. A publicação 'Variety' fez uma crítica dura ao filme. Próximo do anúncio dos vencedores, no entanto, 'Tropa de elite' começou a ser lembrado em listas de possíveis candidatos ao Urso de Ouro.

A vitória acontece exatamente 10 anos depois que o brasileiro 'Central do Brasil', de Walter Salles, também ganhou o Urso de Ouro em Berlim e Fernanda Montenegro, o Urso de Prata de melhor atriz.

'Tropa de elite', dirigido por José Padilha e estrelado por Wagner Moura, André Ramiro e Caio Junqueira, entre outros, conseguiu notoriedade ao se tornar um sucesso inicialmente no mercado pirata de DVDs. Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas tenham assistido à versão não-oficial da produção.

Outros prêmios recebidos pelo Brasil na Berlinale foram 'Café com leite', de Daniel Ribeiro, melhor curta-metragem da Mostra Geração, focada em produções com crianças ou adolescentes como personagens principais. O curta-metragem 'Tá', de Felipe Sholl, recebeu o Teddy Award, dedicado a filmes com temáticas do universo gay.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...