24 de jan. de 2011

SEMANA NACIONAL DOS QUADRINHOS - BELÉM

Inscrições para oficinas podem ser feitas até hoje na gibiteca da biblioteca Arthur Viana, no Centur.


Em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, que acontece no próximo domingo (30), o grupo Catarse e a Biblioteca Pública Arthur Vianna, localizada no Centur, vão realizar, de hoje a sexta-feira (28), a "Semana do Quadrinho Nacional".


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até hoje (24), na seção "gibiteca", localizada no segundo andar da Biblioteca. O evento, que é aberto a participantes de todas as idades, reunirá oficinas de desenhos, palestras, premiação de trabalhos e exibição de curtas e filmes de animação. Este é o segundo ano consecutivo que a Semana é ofertada aos apaixonados por quadrinhos.


As oficinas do evento serão ministradas pelo grupo Catarse, que é composto por Anilson Gomes, Márcio da Silva, Michel Rocha, Everton Leão e Cláudio Adriano. Os integrantes do grupo, que já tem uma revista de HQ publicada, se conheceram em uma oficina promovida pelo Instituto de Artes do Pará (IAP) e se uniram para montar histórias em quadrinhos.


No primeiro dia do evento, os alunos aprenderão sobre o surgimento da história dos quadrinhos no mundo, no Brasil e em Belém, com a participação da autora da revista "Super Urubu", Cíntia Imbiriba. Amanhã (25), o tema da oficina será "Análise e aprimoramento de desenho", na qual serão ensinadas técnicas de desenhos. Também fará parte do segundo dia da "Semana do Quadrinho Nacional", o Arte Finalista Ruy José, que presta serviços a uma editora americana de Comics.


Objetivo é despertar para a criatividade


O convidado de quarta-feira (26) será o desenhista Moisés Damasceno, com a temática "Roteiro e espaço de página". "Neste dia, os participantes vão analisar a dimensão de uma página de quadrinhos e aprender como dinamizar desenhos e falas dos personagens, para que a leitura não se torne cansativa", explicou a funcionária da equipe cultural da Biblioteca Arthur Vianna, Evelin Souza.


O idealizador e desenhista das revistas "Belém Imaginário" e "Encantarias", Volney Nazareno, e o desenhista paraense Joe Bennett, que trabalhou para a editora americana Marvel Comics, também participarão do evento, que premiará os melhores trabalhos desenvolvidos durante as oficinas.


Serviço
Oficina: "Semana do Quadrinho Nacional". De hoje (24) a sexta (28), na Gibiteca da Biblioteca Pública Arthur Vianna - Centur (Avenida Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré).


Inscrições gratuitas, até hoje, no local do evento. Informações: (91) 3202-4332.


FONTE: Portal ORM e Amazônia Jornal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...