20 de abr. de 2016

BRASILEIROS NO EISNER AWARDS 2016


Os quadrinhos e autores que concorrem ao mais famoso prêmio dos quadrinhos no mundo, o Eisner Awards, foram anunciados nesta semana. Nomes do Brasil costumam ter presença frequente na honraria e não foi diferente dessa vez: Rafael Albuquerque foi indicado como melhor capista pelo trabalho em Ei8hT e os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá estão indicados pela adaptação de Dois Irmãos, romance de Milton Hatoum.


Os títulos campeões de indicações foram a HQ digital Bandette, de Paul Tobin e Colleen Coover; March: Book Two, do congressita americano John Lewis em parceria com Andrew Aydin e Nate Powell; a série Hip-Hop Family Tree, de Ed Piskor; e a argentina O Eternauta, de Héctor Germán Oesterheld e Francisco Solano Lopez. As escolhas são feitas a partir da publicação nos Estados Unidos e o resultado sai entre os dias 21 e 24 de julho, na Comic-Con de San Diego. A votação acontece no site eisnervote.com.

Os quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá toparam um grande desafio: adaptar um dos mais importantes livros da literatura brasileira recente, Dois Irmãos, de Milton Hatoum, lançado há 15 anos, um épico sobre uma família tradicional de Manaus, contando um drama familiar criado por Hatoum que nos apresenta os irmãos gêmeos Yaqub e Halim, filhos de um casal de imigrantes libaneses, que sempre viveram como luz e sombra desde que eram bem pequenos. A história é complexa e atravessa diversas gerações, tendo como pano de fundo acontecimentos importantes da história brasileira.


A densidade da obra de Hatoum foi contornada com maestria por Moon e , quadrinistas acostumados a retratar a vida privada brasileira. Na HQ, os autores precisaram explicitar muito do que no livro é apenas sugerido, como a relação quase incestuosa da mãe, Zara, pelo filho mais novo e a distância que o pai, Salim, nutria por ambos. Outras nuances também foram desnudadas através da narrativa em quadrinhos, entre elas o complexo jogo de poder na casa da família. A obra levou quatro anos para ficar pronta.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...